@rromba no Twitter:

@rromba no Youtube:

sábado, 25 de junho de 2011

Especial:Uma Década de Harry Potter...

PARTE 1 

Certo pensador disse uma vez: “Conceber uma ideia é fácil, difícil mesmo é saber dar vida a essa idéia e fazê-la fluir.” Continuar um mundo vasto e que tinha conseguido cativar dezenas de milhares de fãs pelo mundo todo, foi certamente a tarefa mais difícil de J.K. Rowling, mas devo dizer que a senhorita inglesa se saiu magistralmente. Harry Potter e a Câmara Secreta é com certeza um dos melhores livros da saga do garoto bruxo. Retornar a vida de Harry depois de um ano, foi uma experiência literalmente mágica. A Câmara Secreta tem um enredo genial que enfoca grande parte da filosofia que a série tentava construir. Então ver algumas citações de pessoas e lugares que seriam deverás importantes para a série, foi fundamental para a nossa compreensão das muitas coisas que estavam por vir.

Poucas vezes fiquei tão empolgado com um livro! A visita de Dobby e todas as suas trapalhadas, tentando proteger nosso protagonista e sua profecia sombria, já nos mostravam que algumas coisas realmente começariam a mudar na vida de Harry. O início frenético onde Rony vai salvar Harry na casa dos seus tios já prometia bastante coisa. Mas,ver a casa dos Weasley superou qualquer expectativa! Foi mais que especial ser inserido num ambiente doméstico onde podemos ver o dia a dia de uma casa de bruxos, onde todas as coisas eram encantadas.

E entre encantos, descobertas e brincadeiras, leitores atentos começaram a perceber que alguns sentimentos começaram a ganhar contornos neste livro, amores que desabrochariam na seqüência da série.É um livro que nos apresenta novos personagens, o tirano Lucius Malfoy, o simpático e singelo Elfo Doméstico Dobby, o galante Gilderoy Lockhart, e a tenebrosa aranha Aragog, o bichinho de estimação de Hagrid. A construção desses personagens dá um novo fôlego à trama, já que com eles em cena temos um novo leque possibilidades.



Os personagens já conhecidos também acrescentam muito a trama, simpatizei bastante com Minerva neste livro, pois mesmo querendo seguir algumas regras gerais de Hogwarts,ela sempre conseguia ajudar Harry ou encobrir mesmo que parcialmente suas peripécias. Mesmo que isso custasse alguns pontos a Casa da Grifinória. Temos um Dumbledore mais desenvolto, e começando a distribuir seu repertório de frases filosóficas, um andrógeno Snape, que sempre nos faz desconfiar um pouquinho a mais dele, e o sempre genial Hagrid, que consegue ser um ótimo alívio cômico quando as coisas precisam dar uma esfriada.



A Câmara Secreta também nos presenteia com ótimas sequências: A fuga da casa dos Dursley, e a magnífica ida a Hogwarts no carro voador da família de Roney é uma das cenas mais marcantes de toda a série. Duvido que você não tenha ficado enlouquecido a cada giro daquele carro maluco. O Quadribol como sempre é um show a parte, e ter Draco Malfoy como rival deixa tudo ainda melhor!

O mistério do livro é conquistador, faz com que o leitor pense bastante e desconfie de muitos personagens. Ganhamos bastante com as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, onde um novo duelo contra Malfoy faz de Harry mais que um alvo para todo tipo de interpretações. E no mais, temos um final primoroso. Cheio de mitologia e animais fantásticos, onde a superação e mais uma vez a amizade (mesmo que incompleta dessa vez) torna possível que Harry alcance seu objetivo, enfrente mais uma vez seu grande inimigo, e desmascare alguns charlatões e hipócritas que tentaram impedi-lo ou prejudicá-lo.




Assim, Harry Potter e a Câmara Secreta cumpriu magistralmente o seu papel de continuidade, mas também de transição da saga para um momento mais sombrio. Fechou alguns arcos cansativos da história e levantou novas possibilidades para o desenrolar da história, tanto que muitos dos fatos e personagens descritos e apresentados aqui, perdurarão e terão vital importância no desfecho da série.
E no mais, foi delicioso rever Harry em mais um capitulo de sua história, onde junto de Rony e Hermione, protagonizaram vários momentos surreais, e nos prepararam pra muito mais coisas que ainda estavam por vir.
Apenas a nível de curiosidade esse foi o livro que Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter, declarou ser seu favorito entre todos os já lançados da série. 




Em 2002 para dar continuidade nas adaptações literárias da série a Warner Bros lança o filme "Harry Potter e a Câmara secreta", também dirigido por Chris Columbus. O filme ainda continua com os mesmos problemas de "Harry Potter e a Pedra Filosofal". O segundo filme da série também foi reproduzido de forma infantil, dado pelo fato de que o trio principal do filme: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, ainda eram jovens de mais para vivenciarem situações de um mundo adulto. Além disso , como na maioria dos filmes da série é presente o tempo todo o corte de alguns detalhes da história, o que com o tempo passou a ser mais compreendido pelos fãs.

Apesar de ainda ser um filme infântil, é onde começa o lado obscuro da história, com forças malignas, sinal de que a história começa a amadurecer junto com os atores e seus personagens. Sem dúvida nenhuma teve uma grande melhora na atuação devido a experiência já vivida no primeiro filmes, principalmente do trio principal. Uma cena para ninguém colocar defeito, foi a cena do quadribol, é neste momento que você aplaude o diretor e a produção pelos efeitos cinematográficos que conseguiram transportar a mágia do livro para as telonas.






É o último filme do ator Richard Harris (Alvo Dumbledore), que faleceu um mês antes do lançamento do filme nos cinemas. Também foi o filme que o ator Christian Coulson entrou para a série Harry Potter e brilhantemente interpretou o personagem Tom Riddle.
O orçamento da obra foi de US$ 100 milhões, sendo que Daniel Radcliffe ganhou um salário de US$ 3 milhões por sua atuação.
Acredito que muitos reprovaram o filme pelo fato de esperarem muito mais do filme que adapta um dos melhores livros da série. Mesmo assim houve um grande avanço, o que só tende a melhorar.

Seguimos a caminhada e vamos juntos pela plataforma 9 ¾ encontrando o caminho das nossas lembranças e saboreando o nosso passado, tentando fazer disso uma aventura eterna.
((•)) Ouça Este post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário